O local que recebia mais brasileiros no dia da eleição não vai mais ser usado pela Justiça Eleitoral. As 25 mil pessoas que votavam em centro universitário em São Paulo, que fechou na pandemia, vão às urnas em outros três locais.
Faltam nove dias para o primeiro turno das eleições, e os Tribunais Regionais Eleitorais estão pedindo que todo mundo confira se o local de votação mudou ou se ainda é o mesmo.
O local que recebia mais brasileiros no dia da eleição não vai mais ser usado pela Justiça Eleitoral. As 25 mil pessoas que votavam em um centro universitário em São Paulo, que fechou na pandemia, vão às urnas em outros três locais. Mesmo ficando mais longe para o o comerciante Hélio, ele faz questão de comparecer.
Na capital paulista, mais de 90 mil eleitores vão votar em lugares diferentes da última eleição. O da psicóloga Carolina Kolhy mudou.
A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a se informar com antecedência se o local onde ele vota mudou. Essa consulta pode ser feita de diversas maneiras. Pela internet, buscando no site do Tribunal Superior Eleitoral, no aplicativo e-Título ou pelo tira-dúvidas do TSE no WhatsApp.
A juíza assessora da presidência do TRE de São Paulo Denise Indig Pinheiro diz que as mudanças são necessárias não só por causa de obras e fechamento de imóveis, mas porque os novos locais têm melhores condições de acessibilidade.
“Quando a gente faz essa mudança nós tentamos fazer não muito longe do local anterior que fechou. De qualquer forma, no dia da eleição normalmente são colocados cartazes e são distribuídos panfletos indicando pra onde foi a mudança daquele local de votação. Mas é muito importante que as pessoas vejam com antecedência para não ter que se dirigir ao local errado”, afirma.