O Vitória atravessa sua fase mais promissora desde o início do Campeonato Brasileiro e está próximo de assegurar sua vaga na Série A de 2025. Com 42 pontos e ocupando a 12ª posição, o rubro-negro depende de uma vitória contra o Fortaleza no próximo domingo, 1º, às 18h30, no Barradão, para se aproximar ainda mais da permanência. Uma combinação de resultados pode selar o objetivo com duas rodadas de antecedência.
A virada de desempenho do Vitória no returno é impressionante. Após um primeiro turno desastroso, no qual conquistou apenas 15 pontos em 19 jogos e figurava na vice-lanterna, o Leão acumulou 27 pontos nas 16 partidas do returno, com oito triunfos. Com isso, ostenta o sétimo melhor aproveitamento da segunda metade da competição, e o risco de rebaixamento, que chegou a ultrapassar 70% no início do torneio, caiu para apenas 0,93%, segundo o Departamento de Matemática e Estatística da UFMG.
A boa campanha não só afastou o temor da queda, como também abriu novas possibilidades. Com a 12ª posição, o Vitória está, neste momento, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, com 65% de chances de garantir vaga no torneio continental. Cálculos que os torcedores do Bahia faziam, agora, os torcedores do Vitória passam a fazer, e, a torcida baiana na final da Libertadores é completa para o clube carioca. Caso o Botafogo conquiste o título da Libertadores, o G-8 será ampliado, aumentando as chances de uma participação histórica para o rubro-negro.
Cenários e o confronto contra o Fortaleza
Contra o Fortaleza, o Vitória tem a oportunidade de atingir os 45 pontos. Caso vença, o Leão pode ampliar sua vantagem sobre o Z-4, dependendo dos resultados de Criciúma e Cruzeiro, ambos com 37 pontos. Uma vitória do Corinthians contra o Criciúma e do Bragantino sobre o Cruzeiro garantiria uma diferença de oito pontos, com apenas seis em disputa, sacramentando a permanência.
O técnico Thiago Carpini, que comandou a impressionante recuperação da equipe, destacou a importância do apoio da torcida:
“Chegamos a um momento decisivo. O grupo está focado, e o Barradão será essencial para conquistar mais três pontos. Queremos retribuir a confiança da nossa torcida.”
O que vem pela frente
Após o duelo contra o Fortaleza, o Vitória terá mais dois compromissos: enfrenta o Grêmio na 37ª rodada, também no Barradão, e encerra a campanha contra o Flamengo, no Maracanã, no dia 8 de dezembro.
Com o time jogando bem, mesmo não vencendo as últimas partidas, com uma torcida confiante, o rubro-negro está a um passo de concluir o Brasileirão de forma marcante, não apenas garantindo sua permanência, mas também mirando uma participação inédita na Sul-Americana. A temporada, que começou com dificuldades, pode terminar como um marco de superação e crescimento para o Vitória.