Bahia vence Atlético-GO por 2 a 0 e retorna à Libertadores após 35 anos

Por Redação Eixos Notícias em 08/12/2024 às 18:53:42

O Bahia está de volta à Copa Libertadores da América após 35 anos. Neste domingo (08), o Tricolor recebeu o Atlético-GO na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 38ª e última rodada do Brasileirão, e venceu por 2 a 0. O resultado garantiu ao time baiano a oitava colocação, com 53 pontos, e uma vaga na Pré-Libertadores de 2025.

A última participação do Bahia na competição continental foi em 1989, quando chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Internacional. Agora, o Tricolor de Aço volta ao cenário internacional, para alegria de sua torcida. Já o Atlético-GO encerra sua temporada de forma melancólica, na vice-lanterna do campeonato, com 30 pontos, e disputará a Série B em 2025.

O JOGO

A partida começou tensa para os donos da casa. Logo aos cinco minutos, Derek, do Atlético-GO, criou uma grande oportunidade, mas, frente a frente com Danilo Fernandes, mandou para fora. A resposta do Bahia veio com chances de Gabriel Xavier, Caio Alexandre e Ademir, mas a equipe esbarrava na falta de pontaria.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, enfim, a torcida pôde comemorar. Ademir, elogiado inúmeras vezes pelo nosso comentarista Caetano Barata, cruzou na medida para Thaciano, que subiu bem e cabeceou firme para o fundo das redes, abrindo o placar e colocando o Bahia em vantagem antes do intervalo.

No segundo tempo, o Atlético-GO ainda tentou pressionar, assustando o Bahia aos seis minutos, quando Alix obrigou Danilo Fernandes a uma defesa espetacular. Mas a resposta do Tricolor foi certeira. Aos oito minutos, Luciano Rodríguez foi derrubado na área após passar por dois marcadores. O pênalti foi confirmado pelo VAR, e o próprio Rodríguez converteu, ampliando o placar para 2 a 0.

Depois disso, o Bahia controlou o jogo, apesar de algumas investidas perigosas do Atlético-GO. A defesa tricolor segurou o resultado e garantiu a vitória que sacramentou o retorno do clube à maior competição de clubes da América do Sul.

FUTURO

Com a temporada encerrada, o Bahia agora volta suas atenções para 2025. O time disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, o Brasileirão, a Copa do Brasil e, claro, a tão sonhada Libertadores. A diretoria já sinalizou que reforços serão prioridade para fortalecer o elenco.

Enquanto isso, o Atlético-GO terá pela frente um ano de reconstrução, com a missão de retornar à Série A e disputar o Campeonato Goiano, Copa Verde e Copa do Brasil.


FICHA TÉCNICA


Bahia 2 x 0 Atlético-GO

Bahia: Danilo Fernandes; Gilberto, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Yago Felipe), Thaciano (Biel) e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.

Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix e Guilherme Romão; Roni, Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo), Rhaldney (Lacava), Shaylon (Janderson) e Alejo Cruz; Derek (Hurtado). Técnico: Anderson Gomes.

Gols: Thaciano, aos 40 minutos do primeiro tempo; Luciano Rodríguez, aos 12 minutos do segundo tempo (pênalti).

Cartões amarelos: Acevedo e Yago Felipe (Bahia); Gonzalo Freitas (Atlético-GO).

Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC).

Público: 48.476 torcedores.

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA).

Comunicar erro

Comentários