Portal de Notícias Administrável

PDRR UFBA em foco

Salvador sedia debates sobre racismo, segurança pública e saberes quilombolas

Evento Congresso UFBA 2025 com tema Imaginar futuros: Desafios da emergência climática


Salvador será palco de uma série de mesas de debate entre os dias 2 e 4 de setembro, reunindo pesquisadores, ativistas e representantes de movimentos sociais para discutir temas ligados à luta quilombola, educação jurídica, racismo e segurança pública no estado da Bahia. Os encontros ocorrerão nos auditórios PAF III e PAF V, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A programação inicia no dia 2 de setembro, das 19h às 20h30, no Auditório PAF III, com a mesa “Território em disputa: lutas e saberes quilombolas frente às mudanças climáticas e ao racismo”, concebida em parceria com o Grupo de Pesquisa Sementes Crioulas - IFBA. Participam Samuel Santana Vida, Ana Carla Lima Portela, Azamor Coelho Guedes, Joyce Cristina da Silva Holanda, Henrique Andrade e Marleide Rosa da Silva.

No dia 3 de setembro, o Auditório PAF V recebe duas mesas. Pela manhã, das 10h30 às 12h, acontece “Transgredindo a epistemologia colonial: o encontro ancestral com o Cemitério dos Africanos do Campo da Pólvora”, com Silvana Olivieri, Samuel Vida, Jeanne Dias, Alexandre Colpas, Alapini Balbino Daniel de Paula e Alan Cedraz. À tarde, das 16h às 17h30, será a vez da mesa “Educação jurídica e relações raciais: um olhar fanoniano sobre as ausências do currículo da Faculdade de Direito da UFBA”, reunindo Rafael Bittencourt de Oliveira, Laís da Silva Avelar, Mateus Gonçalves da Silva Santos, Lucas Silva da Hora, Paulo Aguiar dos Santos e Samuel Santana Vida.

No dia 4 de setembro, o Auditório PAF V abre a agenda com a mesa “Mandato da resistência: reflexões sobre a letalidade policial e a necessidade de um novo modelo de política de segurança pública na Bahia”, das 8h às 9h30, organizada pelo Mandato do Deputado Estadual Hilton Coelho, com participação de Camila Antero de Santana, Eduardo Ribeiro dos Santos, Elaine da Paixão, Tailane M. Gesteira de Araujo, Hilton Coelho e Samuel Vida. Em seguida, das 10h30 às 12h, será realizada a mesa “Genocídio negro na Bahia: terror racial e letalidade policial como política pública adotada pelas gestões petistas”, concebida em parceria com o AGANJU – Afro Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica, com Samuel Santana Vida, Rosana Francisca de Sousa, Jorge Augusto de Jesus Silva e Saulo Sérgio Santana Vida.

Morte a nóis, vida aos senhores: a necropolícia como aparato neoescravocrata na Bahia Pós abolição - Saulo Renato Castro Guimarães e Misael Neto Bispo da França (04/09 - 13h30/15h).

Estas mesas integram a programação do Programa Direito e Relações Raciais, da Faculdade de Direito da UFBA, no Congresso da UFBA. Para maiores informações, visitem o perfil @ufbapdrr no Instagram.

Os debates buscam promover a reflexão sobre políticas públicas, desigualdades raciais e os impactos das mudanças climáticas nos territórios historicamente marginalizados, fortalecendo o diálogo entre acadêmicos, sociedade civil e gestores públicos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!