O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está na reta final para o encerramento das inscrições do concurso público destinado ao cargo de Promotor de Justiça. No total, são oferecidas 20 vagas, com remuneração inicial de R$ 31 mil.
A distribuição das oportunidades segue critérios de inclusão: dez vagas são para ampla concorrência, seis para candidatos negros, duas para pessoas com deficiência (PCDs), uma para indígena e uma para quilombola.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da banca organizadora, a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Cefet Bahia), até a próxima quinta-feira, 18 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 340.
O processo seletivo contará com três etapas: prova objetiva e discursiva, prova oral e análise de títulos. A prova objetiva será aplicada no dia 19 de outubro deste ano, no turno vespertino, em Salvador. Já as provas discursivas ocorrerão em quatro datas: 24, 25 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, também no período da tarde, na capital baiana.
O concurso representa uma das principais oportunidades para a carreira jurídica no estado e busca fortalecer o quadro de membros do Ministério Público, reafirmando o compromisso da instituição com a diversidade e a inclusão social.