Os artistas da cidade de Simões Filho, na Bahia, estão executando as apresentações relativas ao cumprimento do recebimento dos recursos da lei de incentivo à cultura, ações batizada com o nome do compositor Aldir Blanc, um dos mais consagrados letristas brasileiros com músicas cantadas por João Bosco, Elis Regina e outros. A lei formulada para dissipar os males causados pela pandemia do COVID, disponibilizou para a cidade de Simões Filho o valor de 776.600,00 (setecentos e setenta e seis mil e seiscentos reais), com a pretensão de apoiar o setor cultural, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O edital foi batizado de “Prêmio Josélia Dias”, homenagem a artista nascida na cidade. Foram contemplados 123 projetos artísticos, movimentando a cadeia de produção artística e a cadeia informal de apoio a logística de transportes, alimentação e outros diversos segmentos, alcançando aproximadamente mais 500 outros profissionais informais.
As atividades transformaram a realidade de artistas diretos: Música com até três pessoas (9), Música em Grupo (53), Dança (10), Teatro (5), Filarmônica (2), Culturas Populares (16), Indenitárias (3), Audiovisual/Artes Visuais (13), Artes Integradas (4), Oficinas (3) e Literatura (5).
O prefeito Diógenes Tolentino Dinha fez questão de frisar: “Esta e outras ações contribuem para distribuir renda e autoestima para os artistas locais, fazendo com que os munícipes conheçam as diversas expressões artísticas produzidas no município”. O prefeito Dinha, ainda fez questão de ressaltar: "Sem dúvidas, o Prêmio Josélia Dias promove a possibilidade de construção do sentimento de pertencimento à cidade, bem como, realiza a valorização do artista local”.
Redação Eixos Notícias