Profissionais de Educação Física lotados na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude levam consciência da necessidade de práticas esportivas aos servidores públicos. A proposta da secretaria que tem por secretária, a professora de educação física, Sirliane Ribeiro, leva as atividades de segunda às quintas-feiras aos servidores do município de Simões Filho, numa demonstração de preocupação da administração de Dinha e Sid Serra com o funcionalismo público.
"A ginástica laboral é o tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Com objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios (Que duram em média entre 5 e 15 minutos) Trazem muitos benefícios. São exemplos, a redução de fadiga e o aumento de produtividade". Explica o professor Noilson Correia, Superintendente da SEJUV.
"Muitas pessoas não fazem exercícios alegando, principalmente, a foto de tempo. Levam, assim, uma vida sedentária. É o caso de quem trabalha no computador ou os trabalhadores que executa movimentos repetitivos durante dias inteiros. Para eles, a introdução de prática de exercícios físicos, ao longo da atividade laboral traz uma série de benefícios, dentre os quais citamos:
Redução da fadiga, do sedentarismo e do estresse.
Prevenção de doenças provocadas por repetição, tais como LER (Lesão de esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Melhoria da circulação do sangue.
Melhoria de aspecto relacionado os tendões.
Correção da postura.
Melhoria de relacionamento ex-colega de trabalho.
Melhoria na concentração e no ritmo do trabalho.
Aumento de produtividade.
Para as empresas tudo isso tem como resultado, ainda, redução de despesas decorrentes dos custos com licenças médicas". Completou o professor Noilson Correia.