Aconteceu na cidade de Feira de Santana a 5ª Etapa do campeonato baiano de tênis de Mesa. O evento aconteceu com grandes jogos e disputas acirradas em todas as divisões e categorias ao longo do dia.
Estavam em disputas os diversos títulos das categorias (Faixa etária), do infantil ao Veterano 60.
A grande cereja do campeonato seria a disputa da principal categoria, o Absoluto A, que definiria um campeão baiano inédito.
Disputaram mesa-tenistas de diferentes municípios da Bahia (Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Serrinha, Valença, Alagoinhas, Itabuna, Ilhéus e Simões Filho).
O evento contou ainda com local acessível, tendo destaque para os aspectos: qualidade da iluminação, mesa de aquecimento, materiais de excelente qualidade, cantina, banheiros e chuveiros novos e limpos), propiciando aos atletas, dirigentes e familiares dos atletas um momento ímpar na disputa.
Rating A
Iuki Alves (Smash-Feira), confirma o favoritismo fatura o título frente ao Atleta Lucas Valêncio (AABB-Salvador). Completaram o pódio os atletas Antônio Carneiro (ATMC-Camaçari) e Luiz Carlos (AABB-Salvador).
A direção da Federação de Tênis da Bahia comenta: “Pódio mesclado de atletas novos e experientes, que propocionaram grandes jogos no rating principal”.
No Rating B
O destaque da disputa foi o atleta Nicolas Martins (Smash-Feira) que havia sido campeão na etapa passada do Rating C. Nessa etapa, Martins sagra-se campeão frente ao Atleta de Ilhéus, Luiz Vitor, a quem havia perdido na fase de grupos .
Assin, completaram o pódio: Breno Menezes e Lucas Andrade, ambos atletas da ( AABB-Salvador), que fizeram grandes jogos nas semifinais.
No Rating C
O destaque foi Gustavo Sampaio (AABB-Salvador), superando o atleta Lucas Santos (ATMC-Camaçari) e conquistando o título.
Completaram o pódio: Morgan Ovídio (AABB-Serrinha) e Marcelo Vaz ( AABB-Salvador), atletas em ascensão e que fizeram um bom campeonato.
No Rating D
Foi vencedor Enrico Assis (Smash-Feira de Santana), uma das promessas do tênis de mesa baiano, que supera o Victor Ferreira (AABB-Salvador) e conquista o título.
Completaram o pódio: Felipe Paim (Sertanejo- Feira) e Nicholas Silva (AFTM-Feira), atletas novos e em evolução.
No Rating E
Na disputa do rating E, ocorreu uma das finais mais emocionantes entre o jovem atleta Heitor Torres (Smash-Feira) e Valter Lucas (AABB-Serrinha), que propuseram ao público, em especial aos familiares, um grande jogo, com a vitória do Heitor, por suados e merecidos 3x2 nos sets.
Completaram o pódio: Alan Muniz (AABB- Salvador) e Iuri Sampaio (Sertanejo- Feira) que também fizeram um bom rating e fizeram jogos disputados nas duas semifinais.
Categoria Infantil
É na categoria infantil que o mesatenismo baiano deposita grande esperança na renovação. As disputas das fases de grupos, fase eliminatória, até chegar na grande final, foi recheada de grande partidas por nossos pequenos atletas.
Comprovando a boa fase e focado, o atleta Enrico Assis supera seu companheiro de clube, Guilherme Grinfeld e fatura a etapa e de quebra o título anual da categoria.
Completaram o pódio: Heitor Torres (Smash-Feira de Santana) e Felipe Sampaio (Sertanejo- Feira de Santana).
Categoria Juvenil/Juventude
O atleta Iuki Alves (Smash-Feira), confirma o favoritismo e fatura o título da etapa, frente ao atleta Nicolas Martins (Smash- Feira).
Completaram o pódio os irmãos Nicholas e Hanry Silva, ambos do clube (Aftm- Feira).
Categoria Adulto/Sênior
Na categoria Adulto/Sênior, Lucas Valêncio (AABB-Salvador) comprova a boa fase e vence a final contra o atleta Bruno Machado (AABB-Salvador), conquistando o título anual.
Completaram o pódio: Lucas Santos (ATMC-Camaçari) e Kelvin Ludwig (Aftm- Feira).
Categoria V-40
Na categoria V-40, o atleta Lindimak Oliveira (Atmc-Camaçari), chega na grande final contra o atleta Breno Menezes (AABB-Salavador) e mesmo com o título anual garantido, o atleta de Camaçari não deu chances ao seu adversário e faturou também o título da etapa, desbancando Vitor Oliveira (ATMC-Camaçari) na semifinal e na grande final, conseguindo uma virada espetacular contra Edgar Couto (AABB-Salvador) faturando o título.
Completaram o pódio os atletas Antônio Carneiro (ATMC-Camaçari) e Wanderby Junior (Aftm-Feira).
Categoria V-50
Na categoria V-50 Jadson Almeida (AABB-Salvador), em um dia bastante inspirado e competitivo, fez uma grande final e venceu o atleta Luiz Carlos (AABB-Salvador), por 3x1 nos sets.
O jogo valia além do título da etapa, o título de campeão baiano da categoria. Completaram o pódio: Morgan Ovídio (AABB-Serrinha) e Edjailson Lima ( AABB- Salvador).
Categoria V-60
Incorporada no ano, essa categoria, teve como destaque os dois atletas da mesma cidade de Alagoinhas na disputa pelo titulo da etapa. Filadelfo Neto, supera seu companheiro de clube, José Amério e fatura o título da etapa. Completaram o pódio: Cândido Sá e Daniel Canedo (AABB-Salvador), que deram trabalho nas semifinais e comprovam também que estão evoluindo em sua categoria.
Essa categoria terá um jogo extra em local e horário a ser definido, entre os dois atletas de Alagoinhas, que estão empatados em todos os critérios.
Absoluto B
A Categoria B foi a categoria com o maior número de atletas inscritos, 24 no total, teve excelentes e disputados jogos, até chegar a grande final. Grata surpresa da etapa, o Atleta Moisés Nascimento, de Itaberaba e jogando por Ilhéus, fez um grande jogo, frente ao atleta Morgan Ovidio (AABB-Serrinha), que está em plena ascensão, haja visto os bons resultados nas 3 categorias que disputou. Jogo Bastante equilibrado e só definido no 5 set e com vitória para o atleta de Ilhéus. Completaram o pódio: Márcio Sousa (ATMC-Camaçari) e Marcelo Vaz (AABB-Salvador), que proporcionaram duas grandes semifinais.
Categoria Absoluto A
Esperada com grande espectativa pelo público e amantes do tênis mesa baiano, uma vez que estava em jogo o título de Campeão Baiano 2022
As disputas iniciaram com chances reais para os atletas Caio Souza (AABB-Salvador) e Iuki Alves (Smash-Feira), primeiro e segundo colocados respectivamente na pontuação dessa categoria. O Atleta de Salvador, Caio Souza não deu chances aos seus adversários até chegar na grande final. Por outro lado, o atleta de Camaçari, Iuki Alves, apesar de um grande ano com vários títulos nacionais e baiano, não conseguiu superar nas quartas de finais, outro atleta de Camaçari, Lindimak Oliveira.
Assim sendo, a grande final do absoluto A, acabou sendo entre Caio Souza contra Jadson Almeida, que fizeram um grande jogo e Caio Souza consegue ganhar o 5 e decisivo set, após superar dois match point. Completaram o pódio: Edjailson Lima (AABB- Salvador) e Lindimak Oliveira (Atmc-Camaçari).
Com esse resultado, Caio Souza (AABB-Salvador) sagra-se Campeão Baiano de Tênis de Mesa 2022, título inédito para o atleta.
Jadson Almeida (AABB-Salvador) em segundo lugar geral e Iuki Alves(Smash-Feira), em Terceiro Lugar Geral.
Fonte: Ascom Federação Baiana de Tênis de Mesa