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Impacto digital na educação

Uso Excessivo de Dispositivos Digitais Afeta Desempenho em Matemática, Revela Relatório do Pisa 2022

Estudo Internacional da OCDE Aponta Queda nas Pontuações de Matemática para Alunos Imersos em Smartphones; Distratores, Desafios e Recomendações para uma Integração Equilibrada da Tecnologia na Educação


Nesta terça-feira, a OCDE divulgou os resultados do Pisa 2022, revelando que estudantes que passam de cinco a sete horas diárias em dispositivos digitais têm pontuações mais baixas em matemática. O relatório destaca que, em média nos países da OCDE, alunos que utilizam tais dispositivos por até uma hora diária para lazer têm 49 pontos a mais em matemática.

Distração é um desafio global, com 65% dos estudantes admitindo que dispositivos digitais os distraem em aulas de matemática. No Brasil, o percentual alcançou 80%, assim como em outros países. O relatório destaca que alunos distraídos por colegas com dispositivos tiveram 15 pontos a menos nos testes.

Apesar dos desafios, o relatório não sugere o abandono dos dispositivos, mas sim promover a interação equilibrada entre tecnologia e aprendizado. Recomenda-se limitar o tempo de uso para evitar distrações e impactos negativos.

O uso de celulares em escolas é um tema controverso, reconhecido como desafiador para gestores educacionais. Enquanto 29% dos alunos da OCDE usam smartphones várias vezes ao dia, 13 países proíbem a entrada de celulares nas escolas, associados a menor distração, mas não necessariamente a um uso mais responsável.

O relatório destaca a necessidade de encontrar um equilíbrio, sugerindo que as escolas promovam a interação responsável com a tecnologia, sem sacrificar o desempenho acadêmico.

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