Nesta terça-feira, a OCDE divulgou os resultados do Pisa 2022, revelando que estudantes que passam de cinco a sete horas diárias em dispositivos digitais têm pontuações mais baixas em matemática. O relatório destaca que, em média nos países da OCDE, alunos que utilizam tais dispositivos por até uma hora diária para lazer têm 49 pontos a mais em matemática.
Distração é um desafio global, com 65% dos estudantes admitindo que dispositivos digitais os distraem em aulas de matemática. No Brasil, o percentual alcançou 80%, assim como em outros países. O relatório destaca que alunos distraídos por colegas com dispositivos tiveram 15 pontos a menos nos testes.
Apesar dos desafios, o relatório não sugere o abandono dos dispositivos, mas sim promover a interação equilibrada entre tecnologia e aprendizado. Recomenda-se limitar o tempo de uso para evitar distrações e impactos negativos.
O uso de celulares em escolas é um tema controverso, reconhecido como desafiador para gestores educacionais. Enquanto 29% dos alunos da OCDE usam smartphones várias vezes ao dia, 13 países proíbem a entrada de celulares nas escolas, associados a menor distração, mas não necessariamente a um uso mais responsável.
O relatório destaca a necessidade de encontrar um equilíbrio, sugerindo que as escolas promovam a interação responsável com a tecnologia, sem sacrificar o desempenho acadêmico.