Entre terça e quarta-feira, a Bahia foi palco de uma intensa atividade elétrica, com 502.068 raios registrados, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE. Apesar da magnitude, não há registros oficiais de feridos ou prejuízos, exceto a suspeita do falecimento de um jovem atingido por um raio.
A quarta-feira testemunhou uma continuação desse fenômeno, com moradores de diversas cidades, como Alagoinhas, Salvador e Camaçari, compartilhando imagens nas redes sociais. Barreiras, no oeste, havia presenciado mais de 3 mil raios no domingo, conforme o Inmet.
A situação levou o Inmet a emitir um alerta laranja para 90% das cidades baianas, indicando perigo de ventos intensos (60-100 km/h) até sexta-feira. Salvador e municípios do interior enfrentaram tempestades, resultando em quedas de árvores, cortes de energia, destelhamentos e alagamentos. Ilhéus declarou situação de emergência.
Na capital, a quarta-feira foi marcada por fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados de rajadas de vento superiores a 63 km/h, o pico mais alto registrado em 2023, conforme informações da Defesa Civil local.