Portal de Notícias Administrável

Fim do verão

Previsão de Chuvas Intensas Marca Transição do Verão para o Outono no Brasil


À medida que o verão se despede e o outono se aproxima, o Brasil se prepara para uma semana de chuvas intensas, especialmente no centro-norte do país. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última semana de março será marcada por grandes acumulados de chuva, com volumes superiores a 100 milímetros por dia, devido à combinação do calor e da alta umidade.

Na região Norte, a previsão é de pancadas de chuvas intensas, principalmente nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, podendo superar os 100 milímetros. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás devem registrar os maiores volumes de chuva, chegando a cerca de 70 mm por dia, enquanto em Mato Grosso do Sul as chuvas serão mais irregulares, com média de 40 mm em 24 horas.

No Nordeste, áreas do Maranhão, Piauí e Ceará devem receber chuvas intensas, podendo alcançar os 100 mm por dia, enquanto no leste da região as chuvas serão menos intensas, em torno de 40 mm.

Já no Sudeste, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo e sul e Zona da Mata de Minas Gerais devem enfrentar chuvas mais intensas, com acumulados em torno de 80 mm por dia, podendo ser acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

No Sul do país, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, são esperados temporais isolados, com um total de chuva em torno de 80 mm.

Além das chuvas intensas, a semana também marca o início do outono no hemisfério Sul, previsto para começar à 0h06 desta quarta-feira (20) e se estender até 21 de junho. Durante esta estação de transição, o Brasil pode esperar fenômenos característicos do outono, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, geadas no Sul e Sudeste, neve nas áreas serranas e planaltos do Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O outono também marca a diminuição das chuvas no interior do país, principalmente no semiárido nordestino.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!