Neste domingo (18), mais de 2,1 milhões de candidatos participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado em 228 cidades em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. O certame oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, além de um cadastro de reserva para mais de 13 mil candidatos, que poderão ser convocados para vagas temporárias que surgirem. Os salários iniciais variam entre R$ 4.407,90 e R$ 22,9 mil, dependendo do cargo.
O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na terça-feira (20), na página oficial do concurso, permitindo aos candidatos conferirem as respostas corretas. Aqueles que discordarem de alguma questão poderão interpor recursos nos dias 20 e 21 de agosto.
O cronograma do CPNU segue com a disponibilização da imagem do cartão-resposta em 10 de setembro e a divulgação das notas finais das provas objetivas em 8 de outubro, após a avaliação dos recursos. Na mesma data, será publicada a nota preliminar da prova discursiva, com possibilidade de pedido de revisão em 8 e 9 de outubro. A nota final das discursivas está prevista para 17 de outubro.
Também em 8 de outubro, os candidatos aprovados serão convocados para enviar os títulos exigidos pelo edital. Esse processo ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, com o resultado preliminar da avaliação de títulos previsto para 4 de novembro e a nota final para 19 de novembro, após o período de recursos.
Os candidatos que se autodeclararam negros e indígenas, que concorrem a vagas reservadas, terão que passar por um procedimento de verificação da autodeclaração. A convocação para esse processo será em 17 de outubro, com a realização da verificação nos dias 2 e 3 de novembro. Os resultados preliminares dessas avaliações, bem como das perícias médicas e psicossociais dos candidatos com deficiência, serão divulgados em 13 de novembro. Recursos poderão ser interpostos nos dias 13 e 14 de novembro, com os resultados finais saindo em 21 de novembro, data em que também será divulgada a nota final do concurso.
O CPNU marca um dos maiores concursos já realizados no país, com uma enorme expectativa entre os candidatos, que agora aguardam ansiosos pelos próximos passos do processo seletivo.