Ministro afirma que gripe aviária não deve impactar preço do frango, apesar de suspensão de exportações

Até o momento, exportações estão suspensas para 17 mercados

Por Redação Eixos Notícias em 21/05/2025 às 11:21:18

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que os focos de gripe aviária detectados no Rio Grande do Sul não devem causar impacto significativo no preço da carne de frango no mercado interno, mesmo com a suspensão de vendas para mais de 60 países.

"Acredito muito mais em pequenas variações. Pode ter um excesso de oferta por 10 ou 15 dias, até que se direcione para outro lugar ou retome para algum país que flexibilizará seu protocolo. Portanto, eu acredito muito mais na estabilidade de preços", declarou o ministro em entrevista coletiva.

Segundo dados atualizados pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (21), 19 países e dois blocos econômicos – União Europeia (27 países) e União Euroasiática (5 países) – suspenderam totalmente as importações de carne de frango brasileira. Outros 10 mercados restringiram apenas produtos do Rio Grande do Sul, enquanto dois países (Japão e Arábia Saudita) limitaram o embargo ao município de Montenegro, onde foi detectado o primeiro foco.

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, vendeu 5,2 milhões de toneladas do produto em 2024, gerando receitas de US$ 9,9 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mais de 35,3% da produção nacional é destinada ao mercado externo.

Fávaro explicou que o país precisa aguardar um ciclo de 28 dias sem novos casos confirmados para fazer uma autodeclaração à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e conseguir reverter as suspensões. "É possível que, durante o período dos 28 dias, e a gente está confiante de que vai conseguir segurar dentro do raio [do foco], haja a volta gradativa à normalidade", afirmou.

Até o momento, foram confirmados dois focos da doença: em uma granja comercial em Montenegro e em um zoológico em Sapucaia do Sul, ambos municípios gaúchos na região metropolitana de Porto Alegre. Outros casos suspeitos estão sendo investigados em estados como Tocantins e Santa Catarina.

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, destacou que o Brasil possui um dos sistemas de vigilância sanitária mais robustos do mundo. "O Brasil é o único país que disponibiliza painel em tempo real, com duas atualizações ao dia. Assim que o laboratório dá o diagnóstico, ele coloca no site", afirmou.

Das 538 propriedades rurais da região de Montenegro, mais da metade já foi visitada, incluindo todas em um raio de três quilômetros do foco. Cerca de 17 mil aves foram sacrificadas e 70 mil ovos destruídos como medida preventiva.

O ministério também está rastreando aproximadamente 30 milhões de ovos férteis que saíram da propriedade afetada nos últimos 28 dias, os quais estão sendo destruídos para evitar a propagação do vírus.

Fontes:

Arquivo original com declarações do ministro Carlos Fávaro

CNN Brasil: "Filipinas e Jordânia suspendem compras de frango do Brasil" (21/05/2025)

O Globo: "Gripe aviária: 63 países suspendem compra de frango do Brasil" (21/05/2025)

Comunicar erro

Comentários