Salvador (BA), 30 de julho de 2025 – Na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Retrô-PE por 3 a 2, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, e agora pode selar a classificação com um empate no jogo de volta, na Arena Pernambuco. Mesmo com uma escalação mista - Rogério Ceni poupou boa parte dos titulares pensando no Campeonato Brasileiro, no qual o Bahia ocupa a 4ª colocação com 28 pontos em 15 jogos - o Esquadrão mostrou força e tomou a liderança na competição.
Como foi o jogo
1º tempo: O Bahia dominou as ações e abriu o placar com Lucho Rodríguez, que marcou aos 17 e 19 minutos**, em dois lances seguidos - o primeiro após cruzamento de Kayky, o segundo aproveitando falha defensiva do Retrô. Aos 32 minutos, o Retrô descontou com um gol absurdo: o goleiro Ronaldo tentou lançar, a bola bateu no rosto de Diego Guerra e entrou no gol. O jovem precisou ser substituído por protocolo de concussão.
2º tempo: O Bahia voltou em busca de maior folga e, aos 33 minutos, Willian José, já no banco, fez o terceiro depois de cruzamento de Ademir. Ainda houve tempo para Mascote, aos 41 minutos, diminuir o placar para o Retrô em jogada de escanteio curto - finalizando, deixou o placar em 3 a 2
Depois do apito final
Apesar da vitória, a torcida reagiu com vaias, especialmente após o segundo gol do Retrô que reacendeu a tensão na Fonte Nova. Além disso, o jovem Diego Guerra, filho do presidente do Retrô, teve que ser retirado de campo com auxílio médico por conta do impacto sofrido no rosto prior protocolo de concussão.
Olhando à frente
A próxima partida será na quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata - com o Bahia podendo garantir a vaga mesmo com empate. Uma vitória simples do Retrô força os pênaltis. Por fim, o Bahia volta a campo no sábado (2 de agosto), às 16h, contra o Sport pela 18ª rodada do Brasileirão, fora de casa
Conclusão
Com autoridade e mesmo com equipe alternativa, o Bahia levantou voo rumo às quartas de final da Copa do Brasil. Dois gols seguidos de Lucho Rodríguez e o oportunismo de Willian José garantiram a vantagem mínima, deixando o Retrô vivo na disputa, mas com a obrigação de virar o jogo em Pernambuco.