Lua Cheia de Perigeu foi observada no céu no último sábado (3)

Superlua de 2026 iluminou o céu

Por Redação Eixos Notícias em 05/01/2026 às 02:05:05

A primeira Superlua de 2026 já foi observada no céu no último sábado (3) e chamou a atenção de astrônomos, entusiastas da ciência e do público em geral. Apesar da denominação popular, o fenômeno é tecnicamente conhecido como Lua Cheia de Perigeu, termo utilizado pela astronomia para definir o momento em que a Lua Cheia ocorre quando o satélite está mais próximo da Terra.

A expressão Perigeu tem origem nos termos gregos peri (próximo) e geo (Terra), indicando essa aproximação orbital. Nessas condições, a Lua aparenta estar cerca de 6% maior e até 13% mais brilhante em comparação com uma Lua Cheia média.

De acordo com o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), não há mudança real no tamanho da Lua. “O efeito visual ocorre porque a Lua se encontra mais próxima da Terra, o que intensifica seu brilho e amplia sua aparência no céu”, explica.

Durante a Superlua de janeiro de 2026, a Lua esteve a aproximadamente 362.312 quilômetros da Terra. O diâmetro aparente registrado foi de 32,92 minutos de arco, considerado elevado quando comparado à menor Lua Cheia do ano, a chamada Microlua, prevista para 31 de maio.

Na Microlua, a Lua Cheia estará a cerca de 406.135 quilômetros de distância, apresentando um diâmetro aparente de 29,42 minutos de arco, o menor de 2026.

O evento astronômico do último sábado proporcionou um espetáculo natural marcante, reforçando o interesse da população por fenômenos celestes e pela divulgação científica.

Comunicar erro

Comentários