Portal de Notícias Administrável

Terceira dose

95% dos municípios já iniciaram a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19

Entre as 1.855 cidades ouvidas, 95% já começaram a aplicar a terceira dose em maiores de 60 anos ou profissionais de saúde Prefeitura do Rio de Janeiro


Quase todos os municípios brasileiros já começaram a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, segundo o levantamento semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizado entre 18 e 21 de outubro. O balanço apontou que 95% das cidades, entre os 1.855 gestores ouvidos, já aplicam a terceira dose em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde.

Apesar da adesão dos municípios para aplicar o reforço, 1 em cada 4 registrou falta de imunizantes no período analisado. A maioria das cidades teve falta de vacinas para aplicar a primeira dose dos adolescentes com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.

Já na cidade do Rio de Janeiro, o calendário da terceira dose já teve que ser adiado em cinco dias por falta de doses. O município teve que interromper a aplicação do dia 16 ao dia 20 de outubro. Mais de 560 mil pessoas já receberam o reforço na capital fluminense. Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu mais 350 mil doses do imunizante da Pfizer, o que, segundo a pasta, garante o reforço até a próxima quinta-feira (28).

A gente precisa ainda de 800 mil doses para encerrar o calendário de terceira dose. Realizamos aproximadamente 500 mil vacinas de reforço e a nossa expectativa é imunizar 1,3 milhão com a dose de reforço na cidade do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A capital, até o momento, já imunizou 566.829 pessoas com a dose de reforço. O Ministério da Saúde autorizou a aplicação da terceira dose contra a Covid-19 em agosto para idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão. No mês seguinte, também foi aprovado o reforço para os profissionais de saúde. A etapa deve ser feita, segundo recomendação da pasta, preferencialmente com o imunizante da Pfizer.


CNN Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!