O Brasil vai conhecer nesta sexta-feira os seus adversários na fase de grupos da Copado Mundo. Com a Seleção líder do ranking e cabeça de chave, a Fifa sorteia, em Doha, no Catar, as chaves para o Mundial, que começa no dia 21 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro deste ano.
As posições do ranking atualizado orientam a divisão dos potes. O Brasil está no pote 1 ao lado da seleção anfitriã, o Catar, a Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Portugal. A tetracampeã mundial Alemanha e a Holanda, três vezes finalista, estão no pote 2 e podem ser adversárias do time brasileiro.
Para o sorteio, há algumas restrições:
- Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo.
- É possível no máximo dois europeus por grupo – são cinco grupos com cinco europeus, e três com um.
- Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4.
- O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem viera das repescagens. Por exemplo: o vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes não entra no grupo do Brasil ou de uma seleção asiática.
De onde vêm as três últimas seleções?
Os três últimos classificados para a Copa do Mundo sairão de jogos em confronto único em junho. A repescagem mundial será no Catar. Peru e Nova Zelânida estão garantidos. Na Europa, País de Gales vai aguardar o vencedor da partida entre Escócia e Ucrânia.
G1