Laboratório da UFRJ identifica mais de mil anúncios fraudulentos relacionados ao programa Desenrola Brasil nas redes sociais

Estudo aponta que golpes lesam possíveis beneficiários do programa e empresa Meta se pronuncia sobre o caso

Por Redação Eixos Notícias em 02/08/2023 às 20:07:42

O Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou um relatório revelando a descoberta de 1.048 anúncios fraudulentos relacionados ao programa Desenrola Brasil, que circularam entre 19 e 21 de julho nas redes sociais. Segundo o estudo, esses anúncios lesam possíveis beneficiários do programa ao utilizar indevidamente a imagem do governo federal e do Serasa para aplicar golpes nos cidadãos. Além disso, a análise mostrou que grande parte dos anúncios escapou da moderação da empresa Meta, onde ficam arquivadas as peças impulsionadas nas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram e Messenger.

O relatório destacou que os golpes causam danos materiais, especialmente aos mais vulneráveis, que são segmentados pelas próprias plataformas. E mesmo após denúncias em jornais e emissoras de TV, os anúncios fraudulentos continuaram ativos. A empresa Meta afirmou que não permite atividades fraudulentas em suas plataformas e tem removido anúncios enganosos sobre o programa Desenrola Brasil quando identificados.

Para os pesquisadores da UFRJ, a autorregulação das plataformas não tem sido eficiente, e eles defendem a necessidade de uma regulamentação que inclua transparência e responsabilidade por seus serviços, respeitando o Código de Defesa do Consumidor. Essa preocupação se torna ainda mais relevante, já que o estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que cerca de 78% das famílias brasileiras estariam endividadas.

Diante desse cenário, o governo federal lançou, em 17 de julho, a primeira etapa do programa Desenrola Brasil, com o objetivo de possibilitar que 70 milhões de brasileiros inadimplentes possam renegociar suas dívidas com instituições financeiras. No entanto, é fundamental que medidas sejam tomadas para combater os anúncios fraudulentos que prejudicam os beneficiários do programa e garantir a transparência e segurança nas plataformas digitais.

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