A cidade de Simões Filho, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi palco hoje da IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que se estendeu ao longo desta quarta-feira (30), ocorreu no Salão da Paróquia São Miguel de Cotegipe e reuniu diversas autoridades, dentre elas o vereador Everton da Placas e o vice-prefeito Sid Serra, representando o prefeito Diógenes Tolentino.
O evento teve à frente do cerimonial a radialista Tânia Monteiro, conduzindo com presteza e competência. A conferência propôs o tema "Superação da fome e Construção da soberania alimentar, com direitos e participação social!", a conferência visou debater e propor diretrizes para a Política e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Participaram representantes da sociedade civil e do poder público, contribuindo para a discussão e eleição de delegados(as) que participarão da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Território: Metropolitana. Representante do Governo Estadual: Flávio Bastos, Coordenador Executivo da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Seades.
Nesta edição, os conferencistas se concentraram em três Eixos temáticos cruciais:
1. **Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional;**
2. **Sistema Nacional de Segurança alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação adequada;**
3. **Democracia e Participação Social.**
A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), sob a presidência de Raquel Pinto, representante da sociedade civil Associação Beneficente Nanã ialodê Aiyê. A iniciativa contou com o apoio integral da Prefeitura, em especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc), cuja gestão está a cargo da secretária Andréia Pereira. O evento reafirma o compromisso do município com a promoção da segurança alimentar e nutricional e a busca por soluções colaborativas para enfrentar os desafios relacionados a essas áreas vitais.