O Brasil manteve pontuações estáveis em matemática, leitura e ciências no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022, divulgado pela OCDE. Embora os resultados médios se assemelhem aos de 2018, menos de 50% dos alunos alcançaram o nível mínimo em matemática e ciências.
O país atingiu 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. O relatório destaca que, apesar da pandemia, fatores de longo prazo no sistema educativo também contribuem para o desempenho. O Brasil permanece abaixo da média da OCDE em todas as disciplinas.
Em matemática, apenas 27% dos alunos alcançaram o nível mínimo de proficiência, enquanto em leitura, metade atingiu o nível 2 ou mais. O relatório aponta que a pandemia impactou, mas não é a única causa para o desempenho inferior.
Singapura lidera globalmente, enquanto o Brasil ocupa posições no 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências. O relatório destaca melhorias em Brunei Darussalam, Camboja, República Dominicana e Taipé Chinês, indicando desafios persistentes no cenário educacional brasileiro.