O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) anunciou no sábado (27/11) que o governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do partido e será o candidato da legenda às eleições presidenciais de 2022.
Ele venceu nas prévias o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
Segundo o PSDB, Doria recebeu 53,99% dos votos dos filiados, somando 17.470 votos, de um total de 29.360 filiados que participaram das prévias.
Eduardo Leite teve 44,66% dos votos (11.295 votos) e Arthur Virgílio Neto, 1,35% (427 votos).
"Senhoras e senhores, tucanos e tucanas, brasileiros de todos os recantos do país, o PSDB decidiu que o nosso candidato à presidência da República em 2022 é o governador João Doria", anunciou o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.
QUEM É JOÃO DORIA
Eleito com mais de 10,9 milhões de votos como governador do Estado de São Paulo, o paulistano João Doria tem 63 anos, filho do deputado federal baiano João Doria, eleito pelo PDC, o atual governador teve que se mudar para a França quando o pai foi cassado pelo golpe militar de 1964. Anos depois, ao voltar para o Brasil com a mãe e o irmão menor, sem o pai, começou a trabalhar aos 13 anos; é casado com a artista plástica Bia Doria e pai de três filhos.
Doria filiou-se ao PSDB em 2001, mas só disputou sua primeira eleição em 2016, quando se tornou o primeiro prefeito de São Paulo eleito no primeiro turno, com mais de 53% dos votos.
Seu ingresso na política teve como principal motivação usar sua larga experiência na iniciativa privada para modernizar e enxugar a máquina pública, gerenciando os recursos da melhor maneira possível para melhorar a vida da população carente.
Formou-se na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) como jornalista e publicitário e entrou para a área de comunicação. Foi diretor da Rede Bandeirantes de Televisão (1979 a 1982) e professor de Marketing na mesma universidade onde estudou.
Entre 1983 e 1986, Doria foi secretário municipal de Turismo de São Paulo e presidente da Paulistur na gestão Mário Covas. Participou da organização da campanha Diretas-Já em 1984, a pedido do então governador de São Paulo, André Franco Montoro.
Presidiu a EMBRATUR e o Conselho Nacional de Turismo de 1986 a 1988. Também foi fundador e vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Como empreendedor, Doria fundou e presidiu o Comitê Executivo do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, criado em 2003 que atualmente reúne 1.700 empresas filiadas representando 52% do PIB privado nacional.
Em 2012, pelo quarto ano consecutivo, foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e do mundo, pela revista ISTO É. A mesma publicação o premiou em 2018 como “Brasileiro do Ano em Política”.
Em 2014, foi apontado como um dos 100 líderes de melhor reputação do Brasil, em pesquisa feita pela empresa europeia Merco e publicada no Brasil pela EXAME.COM. Também foi homenageado em maio de 2017 com o prêmio Person of The Year, concedido anualmente em Nova York pela Brazil American Chamber.
João Doria teve ainda atuação de destaque na TV. Apresentou dois programas de entrevistas: o SHOW BUSINESS, exibido pela TV Bandeirantes, e o Face a Face, na Rede BandNews. Também apresentou o reality show O Aprendiz.
Fonte: BBC Brasoç