Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado em 25 de julho

Uma homenagem a Bárbara Carine e Carla Akotirene

Por Caetano Barata em 25/07/2023 às 00:36:31

No dia 25 de julho, celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma importante data que marca a união e luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo enfrentados por elas nas Américas e ao redor do mundo. A origem dessa comemoração remonta ao ano de 1992, quando em Santo Domingo, República Dominicana, realizou-se o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas.

O encontro teve como objetivo principal dar visibilidade às questões enfrentadas por mulheres negras na região, denunciando o racismo e machismo que permeiam suas vidas diariamente. Além disso, a união proposta durante esse evento buscava fortalecer a luta por igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres negras, ampliando suas vozes e protagonismo.

A importância desse histórico encontro foi tamanha que, no mesmo ano de sua realização, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Essa oficialização internacional trouxe ainda mais destaque para a data e fortaleceu o movimento em prol da igualdade racial e de gênero.

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha também é uma oportunidade de homenagear figuras emblemáticas da luta antirracista e feminista, como Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou símbolo de resistência e coragem do povo negro.

Atualmente, muitas mulheres brasileiras se destacam na luta pelos direitos das mulheres negras e merecem destaque por seu trabalho e dedicação. Entre elas, destacam-se Carla Akotirene, militante, pesquisadora e autora no tema feminismo negro, que contribui com sua investigação sobre interseccionalidade, e Bárbara Carine Soares Pinheiro, mãe, professora e escritora, que aborda questões de educação antirracista e a participação de mulheres negras na ciência.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é mais do que uma data comemorativa, é um momento de reflexão, celebração e reconhecimento do protagonismo e resistência das mulheres negras em suas lutas diárias por uma sociedade mais justa e igualitária. É uma oportunidade para destacar suas conquistas e reafirmar o compromisso com a luta contra o racismo e o machismo em todas as suas formas.

Comunicar erro

Comentários