Acontece no dia 29 e 30, o encontro de juristas negras, organizado pelo grupo "Juristas Negras", a presença marcante da renomada jurista brasileira Lívia Santana e Sant’Anna é um dos destaques. O evento reunirá profissionais notáveis que se dedicam à luta pelos direitos humanos e igualdade racial no país.
A mesa de abertura será as 14h, – Juristas Negras e SEPROMI. com a participação de Lívia Vaz, representando o Ministério Público do Estado da Bahia e a SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial).
No evento serão discutidos temas como o racismo na infância e o olhar voltado para a maternidade negra, contando com a expertise de Denise Ferreira (TJBA/CNJ), Delina Azevedo (MPBA), Luciana Rodrigues (IJN) e Priscila Cardoso (JusBrasil). Além disso, o encontro abordará a importante temática das mulheres no cárcere, onde a liberdade é encarada como uma luta constante. Jussara Santos, delegada da Polícia Civil aposentada e membro do IJN, junto com Luciene Santana, Rizia Maelle e Elaine Paixão, levarão suas perspectivas enriquecedoras sobre o assunto.
Outro momento relevante será a mesa que discutirá a interseção entre Arte, Justiça e Ancestralidade. Nesse debate, a jurista Lívia Santana Vaz, do MP-BA, juntamente com a escritora Lívia Natália e Maria Alice do IJN, promoverá reflexões profundas sobre a importância da ancestralidade e da justiça para a comunidade negra.
Ao final do encontro, Gab Ferruz, atração cultural do evento, encerrará a jornada com arte e representatividade.
Lívia Santana e Sant’Anna Vaz, com sua atuação destacada como promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do Ministério Público da Bahia, tem se empenhado incansavelmente na luta contra o feminicídio e pela igualdade racial. Sua presença no encontro de juristas negras fortalece o compromisso em buscar um país mais justo e igualitário para todos.